
Notícias
Saiba os cuidados necessários na hora de levar seu filho à praia
Compartilhe
Por: Jocélio de Oliveira
Escolher um passeio em família, e optar por levar as crianças à praia ou piscina, exige alguns cuidados. O sol forte, o mar agitado, a praia cheia e até as brincadeiras na areia são os pontos que devem ser lembrados na hora de sair de casa e montar o “kit diversão segura”.
O mais importante é lembrar que as crianças têm a pele mais sensível, são mais curiosas e as menores têm o costume de levar tudo que encontram à boca. Buscamos algumas dicas com os principais cuidados a serem tomados com crianças na hora de levá-las à praia.
De acordo com a pediatra Marina Moura, os principais cuidados giram em torno dos efeitos das altas temperaturas. “É muito importante ter atenção aumentar a frequência de oferta de líquidos às crianças, desde água, ate sucos e água de coco. Atenção também aos alimentos. Evitar os gordurosos e com condimentos e investir em frutas e outras comidas leves”, recomenda.
- Crianças menores de 5 anos precisam usar boia;
- Evite horários em que o sol é mais forte;
- Tome cuidado com alimentos que são vendidos na praia;
- Não deixe que as crianças entrem na água sem a supervisão ou companhia de adultos;
- Não se esqueça de proteger os olhos e o couro cabeludo das crianças.
Leia também: Seu bronze virou insolação?
Além de todos esses aspectos, a pediatra também chama atenção para o uso do protetor solar, por causa das altas temperatura do verão. “Se possível, aplicar a proteção ainda em casa, antes de colocar as roupas de banho. Ele deve ser reaplicado após cada banho de mar ou piscina. Caso a criança não entre na água, a nova aplicação deve ser feita num intervalo de uma a duas horas”, explica.
Usar acessórios como chapéus, bonés, camisas com fatores de proteção e até óculos de sol também são uma boa pedida.
Quando acaba o período de diversão, geralmente chega a fase de volta às aulas. Por isso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) recomenda que os responsáveis levem os filhos ao dermatologista para avaliação clínica e proteção antes de voltarem à rotina. Além dos cuidados, a SBD também relaciona uma série de doenças comuns em crianças no período pós-ferias. Confira:
- Pediculose (piolho)
- Molusco
- Impetigo
- Micoses
- Escabiose (sarna)
- Verrugas
Todas essas são consideradas doenças contagiosas e algumas podem estar relacionadas ao passeio na praia. Mas durante o período de descanso também é comum o retorno de crianças ao médico com complicações variadas, tais como Pano branco (Pitiríase versicolor); Brotoeja; Hiperidrose e Alergias (essas geralmente por causa do uso de maquiagem). Você pode conferir todas as orientações da SBD aqui.